METADE SUL: Cotrisul inaugura unidade a 210 km do Porto de Rio Grande

 

Instalações ajudam a consolidar desenvolvimento regional provocado pela soja

A nova unidade de recebimento de grãos da Cotrisul, inaugurada na manhã dessa segunda-feira, 26 de fevereiro, em Santana da Boa Vista (nas proximidades da divisa com Caçapava do Sul) é mais um passo para a consolidação do desenvolvimento regional provocado pelo avanço da lavoura de soja.

A avaliação foi feita pelo presidente da Cooperativa Tritícola Caçapavana, Gilberto da Fontoura, durante seu discurso.Ele salientou que a expansão do cultivo da oleaginosa na região centro-sul do Estado, que ganhou força a partir de 2008, tem ajudado a reverter a tendência negativa de crescimento do Produto Interno Bruto Regional. “Hoje ultrapassa a marca de 4% ao ano”.

A unidade Contrato, da Cotrisul, está instalada às margens da BR 392, no município de Santana da Boa Vista – a apenas 210 quilômetros dos terminais de embarque de grãos Termasa e Tergrasa, em Rio Grande.

Com a capacidade estática suficiente para armazenar 500 mil sacos de grãos (32 mil toneladas ou meio navio Panamax), o armazém se destaca pelo uso de equipamentos de última geração, que automatizam os principais processo envolvidos. A estrutura conta com tombador, moega, pré-limpezas, secador, silo-pulmão e toda a infraestrutura necessária para dar agilidade ao recebimento e à expedição de cargas.

A obrarecebeu um financiamento de R$ 26 milhões doBRDE e é parte de um plano de investimento que inclui também a ampliação da unidade Graneleiro, na região do Durasnal (às margens da BR 290) em Caçapava do Sul.

Durante a solenidade, o produtor rural Jonas Coradini, membro do conselho fiscal da Cotrisul, destacou que a nova unidade é uma conquista dos associados. “Fico feliz em ver a cooperativa crescendo, apesar das dificuldades dos últimos anos”, apontou.

O prefeito de Santana da Boa Vista, Garleno Alves da Silva, salientou que 70% dos recursos próprios do município são oriundos de atividades agropecuárias e, portanto, é de extrema importância a concretização do empreendimento na localidade do Contrato.

Já o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, destacou que a confluência de pessoas 
competentes, alta tecnologia e financiamento adequado para projetos em locais estratégicos é o que desenvolve a região e o País.

A Cotrisul é a quinta cooperativa gaúcha que mais movimenta soja anualmente no porto de Rio Grande (conforme dados de 2023 da CCGL, operadora dos terminais portuários) e a principal da Metade Sul.

Atualmente, a cooperativa gera 400 empregos em unidades distribuídas pelos municípios de Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista e Piratini. Entre seus negócios, além dos grãos e insumos, destaca-se o beneficiamento de arroz, a fabricação de rações, o varejo de produtos agroveterinários e a venda de seguros.

TEXTO: Clarisse de Freitas / Assessoria de imprensa da Cotrisul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TURISMO: Totens de sinalização turística são instalados em Lavras do Sul